Pina Contemporânea
Cliente: Pinacoteca de São Paulo
Arquitetura: Arquitetos Associados
Projeto Estrutural: Cia de Projetos
Fabricação MLC de Eucalipto: Crosslam
Fabricação Placas de Pinus: Adami
Ano: 2022/2023
Área: 1.600 m²
Local: São Paulo – SP
Nossos serviços: Detalhamento de projetos executivos, Digital Twin, Logística e Montagem da estrutura de madeira
PINA CONTEMPORÂNEA
A Pinacoteca de São Paulo, museu de arte mais antigo do Estado, expandiu e agora ganha um novo espaço expositivo, ainda mais sustentável e acolhedor: a Pinacoteca Contemporânea. Integrado aos edifícios já existentes, a Pina Luz e a Pina Estação, este terceiro prédio consagra o museu de arte brasileira como um dos maiores da América Latina, com um total de 22.041 m², e potencial para receber mais de 1 milhão de visitantes por ano.
Fruto da visão compartilhada de futuro e engajamento de muitas pessoas, que ao longo de mais de uma década batalharam pela sua existência, o projeto da Pina Contemporânea se tornou possível em 2015, com a transferência da Escola Estadual Prudente de Moraes para um novo e mais completo espaço no mesmo bairro, deixando o conjunto de edifícios contiguo ao Parque da Luz disponível para receber o terceiro prédio do museu.
DESIGN E ENGENHARIA
O projeto estrutural imaginado pela eng. Heloisa Maringoni, da Cia de Projetos, consiste num grande pergolado onde temos as vigas de MLC de eucalipto principais e terças secundárias apoiadas sobre essas vigas. Todas elas apoiados em pilares metálicos circulares triplos de aço, através de um capitel metálico.
A grande sacada deste projeto são as vigas vagonadas com barras de aço seguindo o diagrama do momento fletor. Com essa técnica foi possível vencer vãos livres de 20m com balanços de 10m
A estrutura conta também com placas de pinus edge-glue (EGP) que funcionam como brises para redução da luz do sol.
A cobertura translúcida consiste em placas de fibra de vidro curvadas e fixadas nas vigas de madeira.
A Timbau, desenvolveu toda a revisão estrutural do projeto, adicionando técnicas de parafusos auto-atarrachantes e elaborou os shop-drawings para a fabricação de todos os componentes da estrutura.
FABRICAÇÃO E MONTAGEM
As peças de MLC foram todas fabricadas e usinadas em uma CNC de 5 eixos para dar precisão máxima na montagem e assim ter mais rapidez.
Utilizamos guindaste e PTAs para toda a montagem da estrutura que se deu em 3 meses.
A Timbau tamb;em executou a instalação dos brises de painel EGP que foram cortados em CNC de acordo com projeto arquitetônico.