Micasa Vol. C

Cliente: MICASA
Arquitetura: Studio MK27 – Márcio Kogan
Projeto Estrutural: Alan Dias
Fabricação MLC de Pinus: Rewood
Ano: 2018
Área: 230 m²
Local: São Paulo – SP
Nossos serviços: Cálculo Estrutural, Detalhamento de projetos executivos, Digital Twin, Logística, Usinagem e Montagem da estrutura de madeira

A Micasa Vol.C é um espaço único que completa o programa da loja de móveis existente em São Paulo. O complexo é composto pela loja original, o Vol.A, seu anexo projetado pelo studiomk27 em 2007 , Vol.B e, agora, o volume C.

O programa flexível demanda um espaço que permita diversos usos: loja, espaço expositivo e residência temporária de artistas convidados, com um trailer que pode ser instalado em seu interior. O resultado é uma planta quadrada de 15m por 15m e pé direito de 7,5 m.

A luminária pendente Nogushi pontua a simetria dupla do espaço e explora sua dimensão vertical. Uma sucessão de pórticos de madeira laminada colada vence vãos de quase 15m. A cada dois módulos, no plano superior, estão os tirantes de aço para o contraventamento. Uma substrutura sustenta a pele do fechamento e cria um intervalo entre o plano da fachada e os pilares. Esta distância reforça a leitura do ritmo e dos encaixes simples dos elementos de madeira.

Contrapondo-se à retidão da estrutura metálica do Vol.A, ao brutalismo do concreto aparente do Vol.B, o Vol.C flutua do chão delicadamente, como uma lanterna japonesa. O envelope é feito por folhas dobradas de dois materiais diferentes: policarbonato translúcido na metade superior e chapa metálica branca na inferior.

Durante o dia, as sombras das árvores do entorno são projetadas na fachada, trazendo o movimento poético da luz e da natureza para o espaço interno.

DESIGN E ENGENHARIA

 

Os pórticos de Madeira Laminada Colada de Pinus Tratado foram projetados à uma distância de 2,5m, formando uma sucessão de estruturas. A ideia era parecer que a estrutura de madeira estaria toda encaixada umas às outras, como se fosse um design oriental antigo, porém utilizamos chapas metálicas embutidas nos nós da estrutura. Elas não são visíveis depois da estrutura montada. Para vencer o vão de 15m utilizamos um sistema de vigas duplas de MLC de 10x50cm de altura com um cabo de aço interno fazendo uma protensão na viga dupla. Esse sistema permite o controle do deslocamento vertical da estrutura aplicando tração nas barras rígidas de aço e ‘puxando’ a estrutura para cima. Sobre a estrutura de madeira foi projetada uma laje seca com placas de painel wall de 40mm, que recebeu uma manta TPO por cima. As laterais também possuem um sistema de cabos de aço que não só atuam como contraventamento mas também criam uma treliça híbrida de madeira e aço, quase como se fosse um viga vierendel.

FABRICAÇÃO E MONTAGEM

 

Assim que a fábrica liberou as peças de madeira, através dos nosso desenhos de fabricação (shop drawings) fizemos as usinagens perfeitas de todas as peças num local controlado e levamos para obra apenas para fazer a montagem. O local ão permitia o uso de munkcs ou guindastes e por isso foi feita apenas com o auxílio de andaimes e guinchos elétricos.
Nesta obra criamos juntamente com um de nossos fornecedores um acabamento especial para as peças de madeira que nunca havia sido utilizado antes, o que chamados de ‘white washed’ ou branco lavado. Esse pigmento criado por nós é o que dá a coloração especial das peças de madeira da obra da Micasa Vol. C.

Saiba mais em Archdaily | Designboom