Pergolado Pão de Açúcar
Cliente: Bondinho do Pão de Açúcar
Arquitetura: A+
Projeto Estrutural: Alan Dias
Fabricação MLC e CLT de Pinus: Rewood
Ano: 2016
Área: 1010 m²
Local: Rio de Janeiro – RJ
Nossos serviços: Cálculo Estrutural, Detalhamento de projetos executivos, Digital Twin, Logística, Usinagem e Montagem da estrutura de madeira
Por sua importância histórica, cultural e afetiva para o Carioca, o projeto teve como premissa o respeito ao monumento natural, criando uma arquitetura leve, transparente e em harmonia com o contexto preexistente, entendendo-o como protagonista.
Antes, o embarque e desembarque dos usuários e visitantes do bondinho era feito através de tendas de plástico que comprometiam a qualidade espacial do local e transmitiam a impressão de algo provisório. A proposta visa potencializar o ponto turístico e valorizar o espaço público criando uma praça que reorganiza os fluxos de pedestres e veículos que trafegam na área.
Na praça há mobiliário urbanos para acomodar os pedestres, como bancos, bicicletários, iluminação e energia elétrica para eventos públicos pontuais. O acesso ao bondinho será feito através de uma cobertura em forma de malha reticular produzida em madeira laminada colada, para levar conforto e comodidade para os usuários do ponto turístico em dias de muita demanda.
DESIGN E ENGENHARIA
A Estrutura de Madeira em forma de ´grelha´ do Acesso ao Bondinho do Pão de Açúcar não funciona exatamente como uma grelha. O grande segredo deste tipo de estrutura em madeira são vigas apoiadas sobre vigas, ou seja, temos as vigas principais, apoiadas nos pilares que recebem as vigas secundárias e que por sua vez recebem as vigas terciárias, menores.
Também pensamos em fazer os pilares metálicos, pois por se tratar de uma estrutura pública, os pilares metálicos sofrem menos com a exposição ao público do que se eles fossem em madeira. Além disso, aproveitamos os pilares metálicos, que são ocos, para descer os dutos de água pluvial e que levariam a água captada para uma cisterna em baixo do pergolado.
Sobre as vigas de madeira, projetamos ´cunhas´ para dar o caimento para os vidros e para as placas de OSB que receberam uma manta TPO.