Shopping Iguatemi Fortaleza

Cliente: Shopping Iguatemi Fortaleza
Arquitetura: LaGuarda.Low
Projeto Estrutural: Alan Dias/Francesco Zanetti
MLC e CLT de Pinus: Moretti Interholz
Ano: 2013
Área: 4800 m²
Local: Fortaleza – CE
Nossos serviços: Cálculo Estrutural, Detalhamento de projetos executivos, Digital Twin, Logística, Usinagem e Montagem da estrutura de madeira

A praça de alimentação do Shopping Iguatemi de Fortaleza foi projetada pra ser uma grande pérgola de madeira, proporcionando assim um bem estar e aconchego aos freqüentadores. Toda a estrutura é de Madeira Laminada Colada de Abeto, proveniente de Florestas de reflorestamento da Áustria. A estrutura foi toda calculada pela Carpinteria Estruturas de Madeira em parceria com a empresa italiana Moretti Interholz, e foi toda produzida na fábrica italiana.
No total foram utilizadas 1.200 metros cúbicos de madeira laminada colada reta e curva com vãos livres de até 48m. Para transportar as peças ao Brasil, as vigas foram dimensionadas com no máximo 12m de comprimento, assim caberiam em containeres para transposte marítimo. No total foram utilizados 40 containeres trazendo as vigas, pilares e conexões metálicas de aço galvanizado, partindo do porto de Gênova.
As peças foram desenhadas uma a uma e cortadas numa máquina de corte CNC (Computer Numeric Control), onde a máquina lê o desenho de CAD e interpreta os cortes realizando-os automaticamente. Assim os furos e encaixes são totalmente precisos, deixando para a obra apenas alguns pequenos ajustes.

A equipe de montagem foi constituída de brasileiros italianos. As obras iniciaram no dia 13 de janeiro de 2014 foram entregues em meados de agosto de 2014.
Trata-se da maior estrutura de madeira já construída em todo o Brasil, sendo assim um marco na arquitetura brasileira. Para se ajustar ao clima brasileiro, toda a madeira foi submersa em um cupinicida para tratamento superficial e depois recebeu duas camadas de um Stain hidrorrepelente pra proteção da umidade.
A estrutura foi dimensionada também para suportar no mínimo 60 minutos de ação de fogo, prevista nas normas européias. A cobertura é de policarbonato.
No comando de todo este projeto estiveram os Engenheiros
Alan Dias e Paulo Bastos, da Carpinteria Estruturas de Madeira e os Engenheiros italianos Paolo Serioli e Paolo Bentivoglio da Moretti Interholz Itália.

DESIGN E ENGENHARIA

 

Depois de uma longa viagem pela Itália, voltando ao Brasil pude apresentar aos proprietários do Shopping as impressões que eu tive nesta visita técnica à fábrica de MLC e à fábrica de parafusos e ferramentas para madeira. Então, em conjunto com a Moretti Interholz apresentamos uma proposta de fabricação e montagem da estrutura em Fortaleza. A proposta englobava uma parceria entre Brasil-Itália de cooperação entre as empresas para transmissão de conhecimentos técnicos.
Com a proposta aceita, iniciamos os estudos estruturais da cobertura. Para que nossos desenhos fossem compatíveis com as máquinas que a Moretti Interholz trabalha na Itália, adquirimos o software suíço CadWork, utilizado por escritórios de estruturas de madeira no mundo todo e que gera desenhos onde uma máquina CNC pode ler e cortar as peças automaticamente. Adquirimos também o software alemão de cálculo estrutural RSTAB da Dlubal, cujo módulo de estruturas em madeira é um dos mais completos no mundo.

A idéia dessa estrutura era ser uma grande pérgola, aconchegante e curvilínea. O projeto arquitetônico previa uma estrutura curva nas duas direções, tornando o projeto um pouco mais complexo. Porém, tínhamos ainda que pensar na logística de transporte, pois as peças deveriam caber dentro de um container de 12m de comprimento. E também, obviamente, na logística de projeto, onde teríamos que prever a ordem de chegada e montagem das peças.
Em contato com o Engenheiro italiano calculista da Moretti Interholz, Francesco Zanetti, decidimos eliminar a curvatura dupla da estrutura, para simplificar o cálculo e baratear a obra. Só nesta mudança conseguimos baixar cerca de 100m³ de estrutura!
Decidimos também que as bases dos pórticos principais não seriam rotuladas, pois os pórticos iam ficar muito instavéis na hora da montagem.
Com tais premissas levantadas, montamos um modelo unifilar de cálculo e iniciamos as verificações estruturais, baseados na norma européia (Eurocode 5) e na norma brasileira (NBR7190).
Houve muita troca de informação nessa fase entre nós da Carpinteria e a Moretti Interholz. Foi bem divertido, por sinal! No fundo percebemos que éramos sim capazes de ter uma estrutura
como essa no Brasil.

FABRICAÇÃO E MONTAGEM

 

As peças estruturais de Abeto colado, classe GL28 foram então fabricadas na Moretti Interholz, na Itália. Pudemos acompanhar todo o processo de colagem e usinagem CNC das pessas numa Hundegger K2.
Ao todo foram 40 containeres de madeira que chegaram ao Brasil no porto de Fortaleza. 
Para a montagem contamos com uma equipe brasileira e uma equipe italizna acompanhando a obra, além de 2 torres de gruas fixas, 4 PTAs e um guindaste de 200m de braço.
A montagem da estrutura de madeira levou cerca de 6 meses para ficar pronta para receber a cobertura de policarbonato aoveolar e telhas metálicas.